Evento que mobiliza milhares de pessoas anualmente vai acontecer de 11 a 18 de agosto; inscreva-se!
A nova edição da Semana de Ação Mundial (SAM), que vai acontecer de 11 a 18 de agosto, tem como mote a defesa do novo Plano Nacional de Educação (PNE 2024-2034).
A SAM é uma iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003, com o objetivo de informar e engajar a população em prol do direito à educação, de diversas maneiras. De 2003 a 2023, a Semana já mobilizou mais de 90 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo cerca de 2 milhões de pessoas apenas no Brasil.
A luta da SAM é pela renovação do PNE, que deve ter como base o documento final da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, sem retrocessos e com ousadia, para garantir uma educação pública de qualidade a todas as pessoas no território brasileiro.
➡️ INSCREVA-SE AGORA MESMO:
A SAM acontece por meio de atividades autogestionadas (ou seja, cada um faz a sua, de acordo com seu contexto!) em praças, escolas, centros comunitários, nas ruas, em audiências públicas e nos mais diversos locais.
Qualquer pessoa que queira refletir e se engajar pelo direito à educação pode participar.
Os inscritos vão receber o um resumo do Manual da SAM 2024 impresso. O Manual, na íntegra, ficará disponível online gratuitamente.
O slogan da SAM 2024 é:
PNE na boca do povo:
Pelo direito a uma educação com justiça e transformação socioambientais!
Vamos construir um Plano novo!
O que o Plano Nacional de Educação tem a ver com você?
O PNE (Lei 13.005/2014) constitui, em 20 metas e centenas de estratégias e diretrizes, a espinha dorsal da educação brasileira por 10 anos. Ele compreende todas as etapas, modalidades e níveis da educação e serve de base para a elaboração dos Planos estaduais, municipais e distrital pelas unidades federativas.
O atual PNE (2014-2024) termina neste ano com grande parte da legislação descumprida – veja mais no Balanço do PNE 2023, produzido pela Campanha. Em breve, a entidade vai publicar o Balanço 2024.
Justamente para efetivar as metas ainda a serem alcançadas, o novo Plano Nacional de Educação (2024-2034) deve ser construído sem retrocessos em relação ao atual e ousando em suas metas e estratégias, seguindo a deliberação da Conae 2024. Isso é o que a grande maioria dos segmentos da educação defende, incluindo a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, entidade que realiza a SAM.
Certificado
Para receber um certificado de participação, é preciso estar inscrito na Semana de Ação Mundial, indicando as atividades que pretende realizar. Logo após a Semana de Ação Mundial, após o envio do relatório das atividades realizadas, a Campanha vai enviar os certificados de participação.